"Eu queria fazer um livro não da vida como ela é, mas como eu queria que ela fosse. Um livro para a gente pegar e ler quando quisesse esquecer a vida real... Eu entendo a Arte como sendo uma errata da vida. A página tal, onde se lê isto, leia-se aquilo..."

Erico Verissimo, em "Um Lugar ao Sol".

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Seminário do Mercosul - Lançado livro "Imaginário Urbano" sobre Erico Verissimo

A professora Maria Cleci Venturini
O XIII Seminário Internacional de Educação do Mercosul realizado na Universidade de Cruz Alta também foi oportunidade para lançamento de livros. Nessa sexta-feira, 10, foi lançada a obra “Imaginário Urbano: espaço de rememoração/comemoração” de autoria da professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Dra Maria Cleci Venturini.

Segundo a professora o livro “trata de como se constitui a cidade de Cruz Alta no imaginário de Erico Verissimo no livro Solo de Clarineta, já que tem espaços da cidade, da família, etc e também como hoje a cidade é projetada no autor, como por exemplo, nas titulações Erico maior bem cultural, filho dessa terra, filho ilustre...”.

Além da apreciação pelas obras do escritor Erico Veríssimo, consideradas “magníficas”, a pesquisadora já havia trabalhado na cidade no projeto “Resgate da trajetória cultural do filho ilustre de Cruz Alta nos 100 anos de seu nascimento”.

Após uma semana de programação na Universidade de Cruz Alta, o XIII Seminário Internacional de Educação do Mercosul encerrou as atividades na noite dessa sexta-feira, 10. A palestra de encerramento foi sobre "Pesquisa, conhecimento e Interdisciplinaridade" ministrada pela PhD Nancy Cardoso Pereira, Assessora da Secretaria de Educação para Educação do Campo que representou o Secretário de Educação do Estado, Dr José Clovis de Azevedo.

Fonte: Portal Ijui

Nenhum comentário:

Postar um comentário