"Eu queria fazer um livro não da vida como ela é, mas como eu queria que ela fosse. Um livro para a gente pegar e ler quando quisesse esquecer a vida real... Eu entendo a Arte como sendo uma errata da vida. A página tal, onde se lê isto, leia-se aquilo..."

Erico Verissimo, em "Um Lugar ao Sol".

domingo, 29 de maio de 2011

Olhai os Lírios do Campo na lista dos livros fundamentais na opinião de jornalista



O jornal A Cidade entrevistou oito pessoas entre escritores, jornalistas, advogado, médico e o arcebispo de Ribeirão Preto que deram a lista dos livros fundamentais em suas opiniões.

Entre os livros citados está "Olhai os Lírios dos Campos", de Érico Veríssimo, indicado pelo jornalista Hamilton de Andrade Lemos, que disse que com esse livro ele aprendeu a dar valor às pequenas coisas. "Passei a enxergar que pequenas coisas são as mais importantes. Foi uma lição de vida".

Num apurado das indicações A Bíblia (cinco indicações) e o Alcorão (quatro) lideram a lista e estão entre as publicações que mudaram o mundo na opinião de oito entrevistados. Em seguida, um brasileiro e um alemão dividem o terceiro lugar, com três preferências: Machado de Assis ("Dom Casmurro") e Karl Marx ("O Capital"). "A República", de Platão, e "Dom Quixote", de Miguel Cervantes, receberam duas indicações. Foram lembrados também escritores como George Orwell, René Descartes, Confúcio, Charles Darwin, Ítalo Calvino, Júlio Cortàzar e Adolf Hitler ("Minha Luta").

Nenhum comentário:

Postar um comentário