"Eu queria fazer um livro não da vida como ela é, mas como eu queria que ela fosse. Um livro para a gente pegar e ler quando quisesse esquecer a vida real... Eu entendo a Arte como sendo uma errata da vida. A página tal, onde se lê isto, leia-se aquilo..."

Erico Verissimo, em "Um Lugar ao Sol".

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A internet e os escritores

Hoje, a internet é o meio de comunicação e entretenimento mais utilizado pelas pessoas e esse fato tende a se consolidar cada vez mais. Ela facilita o acesso dessas pessoas a informações sobre qualquer assunto e é muito prática, pois basta um clic do mouse para se encontrar todos os sites relacionados com o que você procura.
Isso deve ser aproveitado para a divulgação da Literatura com os sites dedicados aos nossos escritores, mas não são muitos os endereços que estão à altura de nossos mestres. Exemplo disso são os sites de Érico Veríssimo e Mario Quintana, que foram uma bela iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em homenagem ao centenário de nascimento desses escritores, mas não foram mais atualizados com novos conteúdos e ficaram um pouco aquém em relação à vastidão do universo de genialidade desses dois gaúchos, além dos escritores que nem endereços eletrônicos têm e só podem ser representados pelos blogs, que são importantes, mas não tem todos os recursos de um site oficial.
Sites maravilhosos como o da Fundação Jorge Amado e do poeta Vinicius de Moraes são exemplos de endereços que contam tudo sobre os escritores a quem são dedicados e conseguem passar para seus visitantes a dimensão de suas obras e despertar o interesse em conhecê-las. Por esses dois exemplos, pode-se concluir que nossos grandes Mestres da Literatura, suas memórias, vidas e obras ganham uma nova dimensão através da rede de internet e alcançam muito mais admiradores e amantes de nossas valiosas letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário